Acontece que essas impurezas podem dificultar no momento em que você precisar fazer alguma soldagem na sua placa, pois essas impurezas formam uma camada sobre o componente, impedindo a aderência correta da solda, podendo causar inclusive mau contato que podem incapacitar esse equipamento.
Pensando em evitar que estas situações aconteçam, foram desenvolvidos alguns produtos especializados para limpar corretamente as placas que não prejudicam o equipamento, por isso vamos dar umas dicas sobre quais produtos usar e como usá-los. Alcool Isopropilico
O Álcool Isopropílico é sem dúvidas o melhor produto para eliminar essas impurezas de forma segura, ele é capaz de eliminar em média 99,99% das impurezas que estão inseridas na placa eletrônica que você está montando, soldando ou realizando manutenções. Para que serve?
Além de remover as impurezas que já estão na placa, o álcool isopropílico também irá retirar resíduos deixados pela solda no ponto onde foi realizada a soldagem. O problema de permitir que esses resíduos continuem na placa é que caso eles sejam ácidos, ele poderá piorar a condutividade elétrica que poderá ocasionar tanto oxidações como mau contato.
Por que usar?
Como já narrado, ao usar o álcool isopropílico, além de eliminar essas impurezas, ele irá garantir que não ocorra oxidação ou mau contato devido a presença de resíduos ácidos na placa, além de facilitar a soldagem e melhorar a condutividade
1) Quando Usar?
Você poderá usar o produto antes da soldagem, ou após a soldagem
2) Como Usar?
Ao usar antes da soldagem com o auxílio de um pano de poliéster, você irá eliminar qualquer tipo de gordura que prejudica a aderência do estanho no ponto da solda.
Após a soldagem, você poderá aplicar o produto diretamente na placa onde foi realizada a solda, e use uma escova com proteção ESD para auxiliá-lo na limpeza dos resíduos da solda na placa.
3) Qual usar?
4) Sobre a placa
Todas as vezes que você for realizar a limpeza das placas, certifique-se que ela esteja desligada, sem qualquer fonte de energia elétrica, pois o contato do álcool poderá acarretar em algumas faíscas, que pode se estender para algo maior como fogo.
5) Quais os cuidados ao usar?
O álcool isopropílico é altamente inflamável, por isso evite deixá-lo perto de equipamentos que podem gerar fagulhas como a soldagem por exemplo.
Como estamos tratando de um produto químico, aconselha-se o uso de luvas para a proteção das mãos, evitar o contato com os olhos e não ingerir o produto. Por isso, atente-se na hora do armazenamento, mantenha sempre longe do alcance de crianças.