Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

A EFICÁCIA DO ULTRASSOM NA LIMPEZA DE UTENSÍLIOS

O limpador ultrassônico é utilizado em objetos que necessitam de uma limpeza mais profunda, ou que tenha a superfície com relevos e lugares de difícil acesso, como alguns relógios, joias e placas eletrônicas.

 

O mesmo princípio usado no limpador ultrassônico, é utilizado em exames de ultrassonografia, feito principalmente em gestantes para analisar as características do bebê, e até identificar possíveis anomalias.

 

O mecanismo físico, ultrassom, também é utilizado por alguns aparelhos umidificadores de ar, e na engenharia civil. Neste último, é muito importante para detectar, por exemplo, anomalias estruturais nas fundações de edificações, sem precisar se quer, quebrar uma parede.

 

Enfim, o ultrassom é um sistema que facilita muito nossa vida e que traz diversos benefícios para o nosso cotidiano.

 

Mas o que é exatamente o ultrassom?

 

Primeiro, vamos dar uma breve introdução do que é o som.

 

Como todos nós sabemos, o som é um mecanismo físico, identificado pelos nossos ouvidos e pelo qual nós desenvolvemos nosso principal meio de comunicação.

 

Através da movimentação gerada pelo ar nas partículas da atmosfera, o som se propaga por meio de ondas no ambiente. Essas ondas são classificadas de acordo com o seu tamanho, comprimento, frequência e intensidade. A unidade de medida é chamada de Hertz.

 

A nossa capacidade de percepção sonora fica entre 20 e 20.000hz, e essa faixa se chama espectro audível. Outros animais conseguem perceber outras faixas de som.

 

Os aparelhos ultrassônicos, produzem ondas sonoras superiores a 20.000hz, e variando de acordo com sua aplicação, pode chegar até a 160.000hz. E por seu efeito mecânico, pode ser usado para limpar objetos.

 

Como? Vamos te explicar a seguir...

 

Dentro do limpador ultrassônico você vai colocar o objeto que pretende ser limpo mergulhado em um liquido, geralmente a água.

 

O aparelho, como por exemplo, o limpador da Solver HLU – 800, vai produzir as ondas sonoras numa faixa de 40.000hz. Essas ondas vão produzir nas moléculas da água um efeito de cavitação.

 

Mas o que é cavitação?

 

A cavitação, de maneira bem simplificada, é o processo de formação de bolhas microscópicas em líquido. A agitação das moléculas da água, ocasionada pelas ondas ultrassônicas, fará a água entrar em processo de vaporização, formando essas microbolhas, que posteriormente, implodirão e voltarão a ser líquido novamente.

 

Esse processo se repete varias vezes dentro de um tempo predeterminado no visor do aparelho, e assim consegue fazer uma limpeza muito eficiente em objetos com poros de difícil acesso.

 

E quais as vantagens de usar um limpador ultrassônico?

 

Primeiramente, a economia de tempo. Objetos com muitos detalhes podem levar horas para serem limpos, se isso for feito manualmente.

 

E segundo que corre o risco das superfícies não ficaram 100% limpas.

 

            E em qual limpador ultrassônico investir?

 

Deve-se primeiro levar em consideração o tamanho dos objetos que você pretende limpar. E partir disso, escolher o aparelho que tem o tamanho ideal de cuba que você precisa.

 

A Solver, no seu modelo HLU – 800, trabalha com um tamanho padrão, que você consegue facilmente limpar colares, anéis, relógios, óculos, talheres, etc.

 

Segundo você deve procurar por equipamento que ofereça uma construção resistente e que não vai estragar com facilidade, por exemplo, um equipamento que tenha o tanque em aço inox, que é resistentes à ação de corrosão.

 

Vamos deixar o link do limpador da Solver. Vale apena dar uma conferida.

 

https://www.kmabrasil.com.br/produto/ferramentas/limpador-ultrassonico/826-limpador-ultrassonico-600ml-solver-hlu-800-127v-ou-220v

 

Qualquer dúvida nosso suporte está à disposição.

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0