Primeiramente, é importante saber para que serve um detector ou sensor de tensão.
Um detector de tensão é um equipamento que determina a presença ou não de uma carga elétrica em um objeto, que pode ser desde um hardware de teste simples em forma de caneta que indica a existência de eletricidade ou uma ferramenta avançada que detecta os níveis de tensão necessários em sistemas elétricos.
Esses detectores dão indícios visuais ou audíveis para alertar o usuário de que há uma presença energética no objeto. Alguns tipos de detectores também possuem luzes e números para indicar o nível da tensão
Detectores são testados e classificados para usar dentro de uma certa faixa de voltagem, então, caso você use um detector em uma tensão maior do que a qual ele é designado, ele irá de prover resultados imprecisos, o que pode ser perigoso.
Como ele funciona
O detector de tensão é capaz de identificar os campos elétricos do objeto ou do fio no qual ele está sendo utilizado por meio de um acoplamento de capacitivo.
O capacitor de um detector possui duas placas condutoras com capacidade de armazenar energia elétrica, podendo tanto carregar quanto descarregar rapidamente.
Qual a utilidade?
Ela é uma ferramenta muito simples e útil para aqueles que de um jeito ou de outro trabalham com energia, indicando se algum objeto ou fio está energizado, evitando assim com que você sofra choques elétricos.
Os detectores vão te ajudar a descobrir se tem um fluxo de energia em algum fio que você esteja reparando, ou um soquete para colocar um interruptor.
Elas também podem ser utilizadas para fazer diagnósticos para saber até onde a energia está chegando por meio da utilização dessa ferramenta ponto a ponto
Quais as vantagens em se ter um detector?
Além desses equipamentos serem muito úteis para reparos, eles são extremamente compactos e fáceis de se utilizar, sem falar no benefício econômico, pois os mais simples como os de caneta possuem um preço bem acessível no mercado.
Qual a melhor opção de detector de tensão?
Isso vai depender do que você precisa, se você precisa de algo mais simples, talvez uma caneta testadora seja o suficiente, mas caso precise de algo mais avançado para trabalhos mais complexos, talvez um detector trifásico seja mais adequado. Veja abaixo algumas opções:
TESTADOR DE TENSÃO HIKARI COM 3 NÍVEIS DE CA/CC HK-TEST
O testador de tensão da Hikari, além de fácil e simples de usar, também possuem um ótimo preço. Ele é capaz de detectar tensão CA/DC. Ele possui um indicador automático em três níveis diferentes para tensões de 150V, 300V e 500V DC ou 110V, 220V e 380V AC, com um aviso luminoso, perfeito para aqueles reparos que precisam de rapidez e praticidade.
Fasímetro digital Hikari linha profissional hfa-690
Já esse detector é um sensor mais avançado pois ele é capaz de identificar o campo rotativo de sistemas trifásicos. Ele é feito para verificar a direção de fase AC em sistemas trifásicos, prefeito para determinar ligações corretas.
Ele vem com pontas de prova, garras jacaré, manual de instruções e estojo para transporte.
Saiba mais: