Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

BATERIA PARA NOBREAK

Saiba neste post, quando devemos trocar a bateria do nobreak e por que fazer testes de autonomia, são tão importantes durante sua vida útil.

 

Independente do tipo de bateria que você usa em seu sistema, selada ou estacionária, alguns testes são primordiais para você não ser pego de surpresa quando a energia elétrica da concessionaria falhar, seja lá qual for o motivo.

 

Quem utiliza nobreak, possui equipamentos que não podem parar de funcionar caso haja uma queda na luz, como por exemplo, pessoas que trabalham com manipulação de dados na rede, ou até mesmo hospitais que precisam manter seus equipamentos funcionando.

 

As baterias são construídas para trabalhar de 2 a 3 anos. Mas esse tempo varia de acordo com a condições de ambiente onde elas estão.

 

Quando vamos pegar uma bateria estacionária, por exemplo, elas exigem uma série de cuidados especiais por oferecer riscos para quem faz seu uso de maneira incorreta.

 

Diferente das baterias seladas, as estacionárias não podem ser colocadas em qualquer posição, pois contam com algumas aberturas laterais que servem para expelir os gases que são produzidos no seu funcionamento, e que podem deixar vazar os líquidos nocivos à saúde que ficam em seu interior.

 

Por isso é importante também armazenar essas baterias em locais ventilados para que os gases não acumulem na atmosfera e facilitem uma explosão. Não é nem preciso mencionar que elas devem ficar longe de lugares onde há a possibilidade de geração de faíscas.

 

Já as baterias seladas, não requerem cuidados tão específicos por que contam com um sistema de proteção que evitam o vazamento de liquido ou gases, portanto, podem ser armazenadas em qualquer posição.

 

            Pontos de atenção

 

Atente-se ao ambiente onde sua bateria está exposta, e a partir das características do local e de seu uso, monte uma rotina de inspeção mais adequada a sua realidade.

 

Sempre mantenha limpo o local onde elas estão posicionadas e faça testes de funcionamento. Em média, a cada 4 meses, desligue o fornecimento de energia elétrica da sua edificação e mensure o tempo que a bateria mantém o sistema ligado, em seguida compare os dados coletados com a capacidade de tempo estipulada pelo fabricante.

 

No caso das baterias seladas, faça inspeções visuais, observando se não há nenhum tipo de corrosão em seus bornes, ou se não há nenhuma parte do seu corpo estufada.

 

Em baterias que estão armazenadas sem a utilização, faça uma recarga de um período de um dia, a cada 6 meses. As baterias estacionarias também necessitam realizar manutenções especificas, abortadas no manual do usuário, no mesmo período de tempo.

 

Caso você, ou seu técnico, verifique que há alguma inconformidade com sua bateria, faça a substituição da mesma. Lembrando que, em caso do uso de mais de uma bateria, ligadas em serie no mesmo nobreak, a substituição deve ser feita por baterias de mesma característica e marca.

 

Faça o descarte correto das baterias que não serão mais utilizadas, busque por pontos de coleta especializadas nesse tipo de material.

 

Conheça também toda a linha de baterias para nobreak que temos disponível em nosso site, acesse:

 

https://www.kmabrasil.com.br/categoria/baterias-seladas/baterias-12v-vrla-estacionaria-p-nobreak

 

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0