Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

COMO A ELETRICIDADE ESTÁTICA PODE DANIFICAR SEUS COMPONENTES

Se você já tocou em algo e sentiu um choque ou esfregou um balão contra um tapete e o prendeu na parede, você experimentou a eletricidade estática em ação.

A eletricidade estática resulta de uma diferença na carga elétrica entre duas superfícies. Por exemplo, se você esfregar seus pés cobertos de meias em um tapete, seus pés rasparão os elétrons. Os elétrons fornecem uma carga estática negativa e, quando você toca em outro objeto - como a maçaneta da porta -, os elétrons são transferidos para esse objeto, equalizando a carga. Você experimentaria isso como um pequeno choque ao tocar o objeto.

Para quem trabalha ou pretende realizar algum reparo em circuitos, sabe que diversos microcomponentes podem queimar com facilidade a menor energia estática, basta ser minimamente superior ao suportado para comprometer todo seu equipamento. Existem alguns produtos que podem reduzir o risco de energia estática ao mínimo e assim proteger seu circuito de ser perdido de vez.

 Aqui vai algumas dicas de produtos utilizar e o que não fazer na hora de reparar seu circuito:

 - Evite utilizar plástico bolha para transportar sua placa – A primeira dica é a mais comum cometida por iniciantes, plástico bolha é feito de um material que produz muita estática e extremamente prejudicial a equipamentos que não possuem as famosas “tampas” que protegem o circuito, deixando ele exposto ao ser guardado, por isso é recomendado sempre armazenar em plásticos antiestéticos, existem até mesmo plásticos bolhas antiestéticos, geralmente são rosas e facilmente diferenciados.

- Manta Antiestática - Tanto quanto possível, você deseja evitar ESD (descarga eletrostática) ao reparar computadores. Você provavelmente já ouviu ou viu técnicos usando pulseiras antiestáticas ao montar computadores em tutoriais em vídeo e até mesmo em sua loja de informática e centro de reparo de confiança. Isso deve ser o suficiente para lhe dar uma dica de por que eles são necessários ao construir um computador. Isso porque o local onde o reparo vai ser feito também deve ser protegido, ai que entra a função da manta antiestética, evitando que haja a interferência de movimento que causem o ESD.

- Escova Antiestática – Uma das ferramentas mais utilizadas pelos técnicos é a escova antiestatica, utilizado para realizar a limpeza com o no clean, se utilizar uma escova comum para limpeza, o movimento pode causar uma estática e queimar pequenos capacitores, indutores, etc.. o que pode dificultar o reparo, pois não é uma queima aparente, dificultando todo o processo e até mesmo levando a perda do circuito.

- Fita Kapton – A menos comum utilizada como produto antiestético, mais utilizada para proteção de calor em componentes, a fita kapton também pode ser utilizada para minimizar os danos causados pela eletricidade estática.

- Evite Roupas de Lã – Evite esfregar as meias no chão acarpetado e tire os suéteres de lã antes de começar a trabalhar. Esses materiais podem esfregar uns nos outros e acumular eletricidade estática, que você não quer ao operar em seu PC.

Os gastos em produtos antiestático não devem ser considerado um gasto e sim um investimento, o que poupará muita dor de cabeça e com certeza aumentará o índice de reparo de sua assistência.

Para comprar os melhores produtos antiestática do mercado acesse: https://www.kmabrasil.com.br/

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0