Um ferro de soldar é uma ferramenta manual usada na soldagem. Existem muitos ferros de soldar disponíveis no mercado. Eles vêm em uma variedade de tamanhos e formas. A escolha do ferro de solda para você depende dos projetos de soldagem que você está planejando fazer, bem como da frequência com que está planejando usá-lo. Este artigo vai te ajudar na escolha de um ferro de solda que será usado em projetos eletrônicos para trabalhos de soldagem e dessoldagem nas placas de circuito.
Os quatro principais fatores a serem considerados ao escolher um ferro de solda são:
1) potência
2) tipo de ferro de solda
3) controle de temperatura
4) tamanho e formato da ponta
Potência
A potência do ferro de solda é um dos fatores mais importantes de um ferro de solda. A maioria dos ferros de soldar usados na eletrônica está na faixa de 20 a 60 Watts. Ferro de soldar com potência de 40W é muito comum hoje em dia e fornecerá calor suficiente para a maioria dos projetos de solda nas placas de circuito. Ferros de soldar com maior potência (40W -60W) são melhores. Isso não significa que ferros de soldar com potência mais alta apliquem mais calor à junta de solda - isso significa que ferros de soldar com potência mais alta têm mais potência disponível. Como a maioria das estações de solda vem com botão na estação de energia para definir a temperatura do ferro, é possível regular a quantidade de calor na ponta do ferro. Por outro lado, para trabalhos com eletrônica e trabalhos mais simples, o mais recomendado são ferros com potência entre 25W e 35W, que você conseguirá trabalhar com a potência ideal, economizando dinheiro e poupando energia, o que recomendamos é dar uma maior atenção aos modelos abaixo.
Com uma potência de 25W e uma qualidade incomparável, características que devem ser essenciais na escolha de um ferro de solda.
Tipos de ferros de solda
Geralmente, existem 3 tipos diferentes de ferros de soldar:
- Lápis de solda
- Estação de soldagem
- Sistemas de soldagem (retrabalho / estações de reparo)
O mais comum é o lápis de solda, levando em conta sua praticidade, economia e mais fácil de ser encontrado. É possível encontrar alguns modelos no site abaixo:
https://www.kmabrasil.com.br/categoria/solda-eletronica/ferros-de-soldar
Estações de solda
A estação de solda consiste em um lápis de solda preso a uma estação de energia. A estação de energia possui controles para definir a temperatura desejada na ponta do ferro de solda. Algumas das estações de soldagem vêm com controle eletrônico de temperatura - isso significa que você pode definir e manter a temperatura do ferro com muita precisão. A estação de energia mantém automaticamente a ponta do ferro a uma temperatura adequada. O preço das estações de solda está na faixa de R$ 100-400. A estação de soldagem pode cobrir a maioria dos projetos de soldagem, incluindo a soldagem de componentes através do orifício e componentes muito finos de montagem em superfície tão pequenos quanto 0603 e 0805. Claro que existe estações de solda com alto custo em torno de R$ 4.000,00 mas isso são exigências especificas para trabalhos específicos.
Tamanhos e formato da ponta.
Esse sem dúvidas é um ponto essencial e deve ser levado em consideração, dar uma boa atenção no tamanho e no formato da ponta do ferro de solda vai ajudar muito em seu trabalho.
Atualmente existe diversos tipos de ponta, porém os mais recomendados são o tipo faca e o tipo agulha.
Para circuitos o mais utilizado é ponta de faca https://www.kmabrasil.com.br/produto/solda-eletronica/ponta-para-ferros-e-estacoes/668-ponta-faca-estacao-de-solda-hk-936b-original-hikari-hk-mtk
Além de possuir um baixo custo, a marca Hikari vai contar como um excelente ponto na hora da escolha
Já se você busca economia e eficiência, conjuntos podem ser uma boa alternativa, ainda mais sendo pontas de agulha.