Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

COMO FUNCIONA O FERRO DE SOLDAR?

Um ferro de solda é uma ferramenta usada para soldar componentes, transferindo calor de uma ponta de metal para fios e terminais de transistor. Consiste em uma alça isolada e uma ponta de metal aquecida. O aquecimento é obtido pela passagem de uma corrente elétrica por baterias ou cabo elétrico por meio de um elemento de aquecimento resistivo

Uma vez que a superfície esteja adequadamente aquecida, a solda é aplicada. Existem dois tipos de ferros de soldar: os ferros sem fio (a gás ou a bateria) e os ferros com fio. Os ferros sem fio são aquecidos pela combustão do gás butano por meio de um aquecedor catalítico.

Os ferros com fio usam eletricidade para funcionar. Os ferros de soldar são usados ​​para uma variedade de aplicações, incluindo reparos, instalação, junção de componentes elétricos, para citar alguns.

Observe que os ferros de soldar com alta potência não são necessariamente mais quentes; eles são projetados apenas para aquecer componentes maiores. Por exemplo, um ferro de solda de 40 watts cria juntas mais rápido do que um ferro de 25 watts.


Componentes do núcleo


Solda

Como afirmado anteriormente, os ferros usam solda para prender os componentes elétricos. A solda é um tubo fino feito de ligas de metal macio e geralmente é enrolado em bobinas. A maioria dos tipos de solda tem uma alta porcentagem de estanho e uma baixa porcentagem de um metal macio, por exemplo, uma proporção de 60/40.

O estanho é um metal macio, mas cria fortes ligações entre as peças de trabalho. No entanto, como o chumbo foi declarado um elemento tóxico, a solda moderna agora está livre de chumbo. Ele tem uma alta temperatura de fusão, mas tem menos molhabilidade, ou seja, você precisa de um ferro de solda de alta qualidade para usá-lo


Fluxo

Outro componente da solda é o fluxo, que é um agente químico disponível na forma de gel e funciona como um catalisador para soldas. O fluxo transfere calor do ferro para o metal, ajudando a solda a criar uma ligação química com o metal.

Também remove a camada de oxidação e limpa a superfície ao aquecer os componentes. A maioria das soldas contém fluxo, também chamado de soldas de núcleo. Os usuários também podem comprar fluxo em uma loja de ferragens e adicioná-lo à solda ao aquecer as superfícies. Existem diferentes tipos de soldas, cada uma projetada para várias aplicações de soldagem.

A solda com núcleo de resina ou com fluxo de resina, por exemplo, é ideal para trabalhos de solda elétrica

  Tipos de ferros de soldar


Arquivo


Existem vários tipos de ferros de soldar: ferros com temperatura controlada, ferros sem fio, os sem controle de temperatura e estações de solda. Ferros com temperatura controlada e ferros sem fio usam a corrente elétrica de alta resistência que aquece a ponta. O calor então derrete a solda para unir as peças de trabalho.

A principal diferença entre esses quatro tipos de ferros está na funcionalidade e na interação do usuário.Os sem controle de temperatura são mais básicos e baratos mas não são adequados para a maioria dos trabalhos básicos de soldagem porque não tem muito controle.


Quer saber mais sobre os incríveis ferros de soldar e demais eletrônicos? Visite agora o site da KMABRASIL, a melhor e mais completa loja de produtos e equipamentos eletroeletrônicos do país.

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0