Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

COMO FUNCIONA UM CROSSOVER?

 Nesse post vamos aprender um pouco mais sobre as propriedades físicas do som, como manipulamos ele através da energia elétrica e a função de um crossover dentro de um sistema de áudio.

 

 O que são ondas sonoras?

A onda sonora é um efeito físico onde uma energia, proveniente de diversos tipos de fontes, vibra de forma “padronizada” as moléculas presentes na atmosfera.

 

Ela se propaga no ambiente de maneira tridimensional, ou seja, para todas as direções e são consideradas uma forma de energia mecânica.

 

Suas ondas são divididas em três dimensões diferentes: grave, média e aguda.

 

Essas vibrações são captadas pelo nosso sistema auditivo e processada pelo cérebro, porém, existe uma capacidade de percepção, um limite mínimo e máximo que conseguimos identificar.

 

Como na energia elétrica, a unidade de medida de uma onda sonora é dada em Hertz. Nosso ouvido é capaz de processar as ondas que variam entre 20 e 20.000hz. Existem ondas de menor valor (infrassons) e de maior valor (ultrassons), mas esse é o espectro que nosso ouvido é capaz de identificar.

 

Diversos fatores influenciam as características de um som, como a densidade, temperatura e pressão do ambiente. E é a intensidade sonora, que esta associada a fonte que propaga as ondas na atmosfera.

 

            Como manipulamos o som através da energia elétrica?

 

A música é uma classificação do som que padroniza as ondas sonoras em tempo, distancia e harmonia das frequências. O que a difere de outros tipos de som é sua característica linear, sem distorções irregulares.

 

Uma das fontes sonoras mais utilizadas hoje em dia, provem da transformação da energia elétrica em som por meio dos autofalantes, classificados basicamente como subwoofer, corneta e tweeter. Cada um deles responsável por transmitir uma onda sonora diferente.

 

Quando estudamos teoria musical, um dos primeiros pontos abordados é referente as notas musicais e como elas são classificadas.

 

Em um rápido resumo, a nota musical é o elemento mínimo do som, e que como já falamos é medida em hertz. A partir de uma nota referência, as outras notas musicais são classificadas a partir de relações matemáticas.

 

Os dispositivos eletrônicos de um sistema de som têm como função casar as frequências de uma música com a frequência da energia elétrica que movimentará os autofalantes.

 

Quanto mais preciso for a distribuição dos impulsos elétricos e a capacidade de movimento dos autofalantes, melhor será a reprodução das ondas sonoras de uma música.

 

Por isso, existem diversos dispositivos que auxiliam nesse processo para que a experiencia sonora seja a mais agradável possível.

 

Há diversos fatores que irão influenciar na escolha de um bom sistema de som, desde o local onde será instalado até o tipo de som que ele vai reproduzir. No entanto, há peças básicas que independente do tipo de som ou local, são essenciais, como o caso do crossover.

 

            Afinal, qual a função de um crossover?

 

Um crossover serve para distribuir as frequências certas para seus respectivos reprodutores. Não tem segredo, função muito simples:

 

  • Leva frequências agudas para os tweeters
  • Frequências medias para as cornetas
  • Frequências graves para os subwoofers

 

Isso deixará o som mais limpo e com uma qualidade muito melhor.

 

Confira em nosso site os modelos que temos disponíveis. Clique aqui.

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0