Vamos começar pelo mais importante:
O que é um Boroscópio?
Um boroscópio é uma ferramenta óptica usada para visualizar áreas que de outra forma não seriam visíveis. Um boroscópio é inserido no item que está sendo avaliado sem destruir o item em si, sendo capaz de tirar fotos e gravar vídeos em locais de difícil acesso
Componentes do Boroscópio
O boroscópio pode consistir em:
- Comprimento de trabalho rígido ou flexível
- Fonte de luz para iluminar o alvo sob inspeção.
- Sistema óptico que pode consistir em um sistema de lente de relé, sistema de lente de haste, guia de imagem de fibra óptica e uma câmera CCD ou CMOS.
- Monitor para visualizar a imagem
Aplicações do Boroscópio
Os boroscópios são usados para inspecionar de forma não destrutiva os sistemas e equipamentos industriais quanto às condições, peças fabricadas para qualidade e segurança e aplicação da lei para contrabando, inteligência e segurança.
As Inspeções Comuns Incluem a Visualização Interna de:
- Motores de turbina
- Celulares
- Motores de combustão interna
- Tubos
- Caixas de engrenagens
- Soldas
- Recuperação de objeto estranho
- Peças Fundidas
- Peças fabricadas ou usinadas
Tecnologia do Boroscópio
- Videoscópio:
Um videoscópio ou boroscópio de vídeo normalmente usa um sensor de câmera CCD ou CMOS, localizado na ponta do boroscópio, para produzir uma imagem que é retransmitida para um dispositivo de visualização externo, como um monitor LCD.
- Fiberscópio:
Fiberscope usa o guia de imagem de fibra óptica para transmitir uma imagem da lente objetiva para uma lente de relé. A imagem pode ser visualizada através de um visor ou conectada a um adaptador e acoplada a uma câmera CCD para visualização de vídeo em tempo real.
- Boroscópio rígido:
Um boroscópio rígido usa um sistema de lentes para retransmitir a imagem da objetiva para uma lente de retransmissão. A imagem pode então ser visualizada através de um visor ou conectada a um adaptador e conectada a uma câmera CCD para visualização de vídeo em tempo real.
Desenvolvimentos Recentes
- Vídeo
As câmeras CCD possibilitaram a fabricação de videoscópios ou videoborescópios de alta resolução. O CCD forneceu uma melhor inspeção geral do boroscópio do que os fibroscópios ou boroscópios flexíveis. Os videoscópios agora são usados para a maioria das inspeções de boroscópio, exceto em aplicações que têm acesso muito limitado e requerem um fibroscópio de pequeno diâmetro.
- Medição
Os vídeo boroscópios foram configurados com a capacidade de medir pequenos defeitos nos últimos anos, permitindo que as inspeções do boroscópio fossem quantificadas. Isso tem sido crucial na inspeção de turbinas de aeronaves, onde a turbina pode ser mantida em serviço por mais tempo do que poderia nos anos anteriores.
- CMOS
Os semicondutores complementares de óxido de metal (CMOS) tornaram-se rapidamente um componente acessível de boroscópios de vídeo. Um boroscópio de vídeo com sensor CMOS ainda não tem a resolução de imagem de um boroscópio com CCD, no entanto, é mais acessível.
Quer saber mais sobre os incríveis boroscópios e demais eletrônicos? Visite agora o site da KMABRASIL, a melhor e mais completa loja de produtos e equipamentos eletroeletrônicos do país