Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

DIFERENÇA ENTRE O ESTABILIZADOR DE TENSÃO E O REGULADOR/VARIADOR DE TENSÃO

Tanto o estabilizador de tensão quanto o regulador de tensão são dispositivos de proteção de energia. Muitos compradores não sabem a diferença entre eles e muitas vezes escolhem o errado. Este artigo vai tirar suas dúvidas.

 

 

Características do estabilizador de tensão

 

Um estabilizador de tensão é um dispositivo que estabiliza a tensão de saída. Ele pode ajustar automaticamente o circuito de alimentação ou o equipamento de alimentação da tensão de saída e estabilizar a tensão da fonte de alimentação que flutua muito/oscila muito e não atende aos requisitos de equipamentos elétricos dentro de sua faixa de valor definida, para que vários circuitos ou equipamentos elétricos possam funcionar normalmente abaixo da tensão nominal de trabalho. O estabilizador de tensão é composto por um circuito de regulação de tensão e um circuito de controle. Quando a tensão de entrada ou carga muda, o circuito de controle realiza amostragem, comparação e amplificação e, em seguida, aciona o motor para girar, de modo que a posição da escova de carbono do regulador de tensão mude e a relação de giros da bobina seja ajustada automaticamente para manter a estabilidade da tensão de saída. É usado principalmente em equipamentos grandes ou de alta precisão. O objetivo é estabilizar a tensão, ou seja, fixar a tensão flutuante e não regulada em um valor de faixa estável.

 

 

Características do regulador/variador de tensão

 

O regulador, ou variador, de tensão serve para ajustar a tensão original ao valor de tensão exigido pelo dispositivo. Sua faixa de entrada é qualquer deslizamento de 0V para a faixa de valor nominal, e o ponto da tensão de entrada pode ser ajustado a qualquer momento para atender à estabilidade da tensão de saída. Como um transformador, é um dispositivo que usa o princípio da indução eletromagnética para alterar a tensão CA para obter a conversão de tensão de acordo com uma determinada relação de transformação. A única diferença é que ele possui um motor de controle que pode ajustar a tensão de saída alterando a relação de ligação da bobina.

 

A estrutura do regulador de tensão é semelhante à de um motor assíncrono enrolado, mas como muitas vezes funciona em frenagem, seu princípio de funcionamento é realmente semelhante ao de um transformador regulador de tensão. O regulador de tensão está equipado com um mecanismo de transmissão de engrenagem helicoidal, de modo a fazer com que o rotor produza deslocamento angular; ou faça o freio do rotor. Quando a posição angular relativa do rotor muda, para o regulador de tensão monofásico, o fluxo magnético de interligação entre o enrolamento do estator e o enrolamento do rotor muda, de modo que o potencial induzido do enrolamento secundário muda;

A fase do potencial induzido no enrolamento do estator e no enrolamento do rotor, e a tensão de saída também obtém uma mudança suave e contínua através da superfície de conexão da linha de auto-acoplamento.

 

 

Conclusão

 

Simplificando, o regulador de tensão é manual. Os operadores aumentam a tensão manualmente quando a tensão está baixa e a colocam manualmente na posição sem aumento quando a tensão é alta. O estabilizador de tensão é um regulador automático de tensão. É um circuito que usa a tensão de saída como sistema de referência. Quando a saída é baixa, aumenta automaticamente a tensão e quando a saída é alta, diminui automaticamente. O regulador de tensão pode ajustar a tensão necessária de acordo com a situação real do usuário. O estabilizador de tensão só pode estabilizar a tensão flutuante e instável no valor de tensão predefinido na fábrica. Embora tanto o estabilizador de tensão quanto o regulador de tensão alterem a tensão, suas funções são diferentes. Você pode escolher de acordo com a situação real.

 

 

Quer saber mais sobre os incríveis reguladores, estabilizadores de tensão e tudo o que envolve o mundo dos eletrônicos? Visite agora o site da KMABRASIL, a melhor e mais completa loja de produtos e equipamentos eletroeletrônicos do país.

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0