Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

FÉRIAS COLETIVAS E OS CUIDADOS COM SEUS MOTORES

Um dos pontos mais importantes dentro de uma indústria são os processos que norteiam e asseguram as manutenções, em períodos corretos (determinado pelas condições e características dos ambientes onde estão inseridos), dos equipamentos que dela fazem parte.

 

Sabemos que equipamentos parados podem resultar em grandes perdas no que diz respeito ao rendimento da produção; mas não podemos deixar de concordar que é melhor incorporar na rotina da indústria paradas programadas para a realização de manutenções preventivas, do que sermos pegos de surpresa por equipamentos que podem quebrar justamente na produção daquele pedido de um dos clientes mais exigentes com prazos que a empresa tem, não é mesmo?

 

Existem técnicas de avaliação que entregam resultados com parâmetros específicos para serem utilizados na hora de dimensionar os melhores equipamentos e terminar os períodos de manutenções preventivas especificas para cada realidade; esses são os pontos chaves que diferenciam um processo eficiente de um ineficiente.

 

Para exemplificar o dimensionamento correto de equipamentos, vamos pegar os motores assíncronos. Estes motores são utilizados para diversas finalidades e podem ser um fator determinante nos resultados da sua produção.

 

Um dos primeiros pontos a serem levados em consideração, é qual tipo de trabalho ele irá executar, e a partir disso definir sua potência e as caraterísticas mais pertinentes a sua atividade. A WEG tem uma gama muito boa de motores para diferentes finalidades, como por exemplo:

 

            - Monofásico 1/2CV de 2 polos 127/220

            - Monofásico 1/2CV de 4 polos 127/220

            - Monofásico 1CV de 2 polos 127/220

            - Trifásico 2CV de 4 polos 220/380

            - Trifásico 3CV de 4 polos 220/380

 

Seguindo, outro quesito a ser analisado é o ambiente onde esse motor será inserido, o tempo de funcionamento e os intervalos entre a parada e sua reativação. Todos esses são fatores que influenciam na temperatura de trabalho do equipamento, e no qual, deveram ser mantidos dentro margem de segurança estipulada pelo fabricante para que o mesmo entregue o máximo de performance

 

Todas as observações acima e as que ainda vamos descrever devem ser levadas em consideração com o máximo de atenção, e com equipe técnica especializada, essencial para extrair parâmetros a partir de uma análise de dados bem fundamentada.

 

Geralmente os levantamentos de dados e análises podem demorar um pouco, então, qual tal aproveitar as férias coletivas deste final de ano, para voltar no ano que vem com uma produção bem mais eficaz. Aproveite esse momento para ficar atento aos pequenos detalhes, que somados podem gerar grandes prejuízos.

 

Instale em seus equipamentos ferramentas que te ajudaram a identificar anomalias no funcionamento, como por exemplo, sinalizadores audiovisuais e proteção contra surtos de tensão.

 

Crie rotinas de limpeza periódica de peças e repartições dos motores; assegure a boa fixação do equipamento para evitar trepidações desnecessárias; use óleos lubrificantes e graxas nos rolamentos próprios para o equipamento; nunca esqueça de cumprir todas as instruções do manual do fabricante.

 

Aproveite alguns dias da parada geral e faça uma reflexão sobre todos os pontos que mencionamos aqui, se necessário contrate uma equipe especializada. Isso com certeza será um investimento muito benéfico para seu negócio.

 

Não deixe de acompanhar o blog da KMA Brasil para colher mais dicas, até a próxima.

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0