Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

FUNCIONAMENTO DOS TRANSFORMADORES DE ENERGIA

Os transformadores são itens indispensáveis em circuitos elétricos de todas as dimensões.

 

São dispositivos que alteram faixas de tensão ou corrente de acordo com a demanda do equipamento conectado a saída, denominada bobina secundária.

 

Mas como eles funcionam?

 

Os transformadores a seco possuem duas bobinas (primaria e secundaria) onde uma delas recebe a energia e a outra distribui a energia para o circuito.

 

Essas bobinas estão enroladas em um núcleo metálico; este dá a característica principal do produto.

 

Para entendermos melhor o funcionamento dos movimentos de cargas elétricas:

 

Existem 3 tipos principais de energia, que são usadas para diferentes finalidades: as resistivas, capacitivas e indutivas. O que tecnicamente as diferem são suas relações entre tensão, corrente, e os materiais que são utilizados e como estão dispostos.

 

As resistivas são usadas em equipamentos que tem a finalidade de gerar calor; temos como exemplo cotidiano o chuveiro, ferro de passar roupas e as lâmpadas incandescentes.  Esse tipo de carga tem relação equivalente entre as unidades de tensão e corrente; suas ondas são harmônicas (senoidal).

 

As capacitivas são usadas em equipamentos que tem a necessidade de carregar ou descarregar muito rápido. Os capacitores geralmente são usados em circuitos eletrônicos, como placas de computadores por exemplo. Neste tipo de carga a corrente elétrica atinge seu pico antes da tensão.

 

E finalmente as cargas indutivas, que são usadas em equipamentos que tem a finalidade de gerar algum movimento físico. Motores elétricos seria um bom exemplo de equipamento que trabalha a partir da geração de campos magnéticos (indutivos), e outros como compressores, reles, geradores de energia, alto-falantes etc. Neste caso a onda de corrente tem um atraso em relação a de tensão.

 

Os transformadores isoladores monofásicos também trabalham com esse tipo de carga.

 

A bobina primaria, que recebe energia da fonte, é enrolada no núcleo de aço silício que através do efeito magnético induz tensão e corrente para a bobina secundaria.

 

Existem os transformadores elevadores e abaixadores de tensão. Essas características estão diretamente ligadas ao número de espiras (voltas) que cada bobina tem. 

 

No caso dos transformadores abaixadores de tensão, há um número maior de espiras na bobina primaria em comparação a secundaria.

 

Nos transformadores elevadores é ao contrário; a bobina secundaria tem mais bobinas que as primarias.

 

Existem cálculos para dimensionar essa relação entre o número de espiras de cada uma delas e a tensão resultante.

 

Transformadores que tenham isolamento apropriado e seus componentes estruturais escolhidos com intuito de melhorar sua dinâmica, tem uma performance muito mais eficiente.

 

https://www.kmabrasil.com.br/secao/transformadores

 

Na hora da compra destes equipamentos é importante ficar atento as normas que nortearam a produção dos mesmos. Estes, são aparelhos que requerem um cuidado especial na hora da sua fabricação.

 

Opte por transformadores que tenham selo de ensaio de rotina e acessórios padronizados, produzidos sob normas da ABNT que regem esse tipo de indústria.

 

No site da KMA Brasil você encontra diversos tamanhos de transformadores para encaixar da melhor forma em seus projetos.

 

Todos nossos transformadores seguem as regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, com um rigoroso processo de fabricação.

 

Abraço.

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0