Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

OS RISCOS DE USAR UMA PONTEIRA ERRADA PARA SUA SOLDA QUE PODEM PREJUDICAR SEU TRABALHO.

A solda é um artifício essencial na sua mesa de trabalho pessoal ou no seu estabelecimento, sendo usada tanto para trabalhos com peças muito pequenas ou grandes que precisam ser fixadas.

Acontece que os ferros de soldar possuem uma variedade de pontas, e cada uma delas exerce uma função diferente e produzem um resultado diferente.

Por exemplo, uma ponta mais fina é melhor para aplicar uma pequena quantidade de solda sobre vários componentes, enquanto uma maior é melhor para áreas maiores para otimizar o tempo dos trabalhos.

Riscos Ao Utilizar Uma Ponteira Inadequada 

O problema de se utilizar uma ponta errado é que, caso você use uma ponta muito pequena para um serviço que necessita de uma maior área de aplicação, você vai demorar muito mais para realizar o trabalho, sem falar que se for uma ponta muito fina e você a está utilizando para soldar um capacitor, por exemplo, a ponta por ser muito fina pode escorregar e acabar soltando outro capacitor sem necessidade.  Agora, se você usar uma ponta muito grande para trabalhos mais delicados, você vai acabar excedendo a quantidade de solda e pode acabar estragando o seu equipamento.

Existem centenas de formas e tamanhos diferentes de pontas para solda, por isso vamos nos concentrar nas 3 pontas mais comuns para trabalhos eletrônicos: pontas de cinzel, cônicas e chanfradas

Por isso, vamos essas pontas e para que elas servem para você não comprar um produto errado que pode prejudicar o seu serviço:



  1. PONTA chanfrada, ou BC E C

Embora não seja tão comum quanto as de fenda e as pontas cônicas, a ponta chanfrada, ou também conhecidas como pontas BC e C. Elas possuem um corte de 45 graus ou de 60 graus que favorecem para uma área mais ampla.

A grande superfície plana pode ter mais solda do que a maioria das outras pontas e é útil ao soldar fios pequeno ou arrastar a solda através de chips de montagem em superfície para soldar vários pinos de uma vez, como por exemplos componentes SMD, Chips SMD, etc.



PONTA DE FENDA

PONTA FENDA 21K213 PARA FERRO POWER 100 HIKARI


Com sua ponta larga, a ponta de fenda ajuda a fornecer calor uniformemente aos condutores dos componentes, ela é ótima para soldar fios e grandes componentes de montagem de placas eletrônicas. Por conta de a ponta de ferro de solda do tipo fenda ser mais larga, ela facilita a soldagem pois ela possui uma transferência térmica excelente, ela é ótima para trabalhos em componentes de orifícios pois ela não escapa na hora da soldagem e realiza o trabalho em um tempo muito menos, e com mais eficiência 



  1. PONTA CÔNICA


2 PEÇAS PONTA CÔNICA ESTAÇÃO SOLDA HIKARI HAKKO YANUN 900-MTB 1mm


Já as pontas cônicas são geralmente usadas para trabalhos eletrônicos de precisão, embora também sejam frequentemente usadas para solda em geral. A ponta pontiaguda ajuda a fornecer calor a pequenas áreas, como minúsculos componentes de montagem em superfície, então ela é indicada para trabalhos que exigem menos estanho, ou seja, para trabalhos mais delicados.



Por isso, quando for comprar o seu kit de soldagem, certifique-se de comprar a ponta certa para o trabalho adequado para evitar qualquer tipo de dor de cabeça.


NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0