E, assim como diversos outros materiais, a terra também possui corrente e resistência.
Por isso foram desenvolvidos os incríveis terrômetros, um dispositivo capaz de medir a resistência da terra a fim de medir a resistência de aterramento e também para realizar a medição das tensões espúrias, que nada mais são que correntes parasitas no solo.
Ou seja, ele é um equipamento com a finalidade de medir a resistência daquele solo no qual você pretende trabalhar, como por exemplo para medir sistema de pára-raios, aterrar a instalação de energia de um edifício, etc.
Por isso ela é uma ferramenta de extrema importância e que todos os eletricistas precisam ter em sua caixa de ferramentas.
Esses equipamentos possui capacidade de medir tensão DC / AC, resistência, resistência de Aterramento e Tensão de terra.
Como é o terrômetro?
É um aparelho com uma saída de energia que será afixado no local do aterramento em que você queira realizar a medição.
Há outras duas saídas, sendo elas conectadas em eletrodos introduzidos no solo.
Após esse procedimento, você poderá realizar a leitura da resistência por meio da tela do aparelho.
Como interpretar a leitura?
É bem simples.
Quanto menor a resistência encontrada no aterramento medido, maior será a dissipação da descarga atmosférica no solo.
Logo, quanto maior a resistência encontrada no aterramento medido, menos será a dissipação da descarga atmosférica no solo.
Qual a importância da medição?
O aterramento é de extrema importância devido a sua característica de segurança.
Porém, como explicado acima, o simples ato de fazer o aterramento em qualquer solo pode não ser o ideal, pois esse local pode ter uma grande resistência.
Ou seja, testar a terra com o terrômetro é essencial para verificar se o aterramento irá funcionar de forma correta e eficaz.
Como usar o terrômetro?
● Você irá conectar os fios no aparelho, normalmente diferenciados por cores, sendo ela verde, amarela e vermelha.
● Após, ligue o aparelho.
● Caso ele demonstre alguma medição do aparelho, descarregue a resistência residual dos cabos para evitar interferência no resultado.
● Conecte a garra indicada no sistema de aterramento existente.
● Após isso, insira uma haste na distância indicada do local da primeira garra, normalmente essa distância é de 5 metros.
● E a segunda haste também deve ser inserida em uma certa distância da primeira haste, normalmente de 5 metros
Mas sempre verifique a distância correta indicada pelo fabricante!
Você irá encontrar dispositivos mais desenvolvidos como os termômetros digitais, possuindo inclusive um mini mapa para te orientar, como o incrível terrômetro MTR-1522, podendo medir a resistência de aterramento de fios elétricos, instalações elétricas e equipamentos de pára-raios, bem como a medida de tensão de aterramento.
Mas também poderá encontrar em forma de alicate, como o incrível Alicate Terrômetro Digital Modelo HTR-800C, possuindo um loop malha fechada que torna desnecessário o eletrodo auxiliar, bem como a desnecessidade de romper o fio na terra.
Quer saber mais sobre os terrômetros e diversos outros equipamentos de medição? Venha conhecer a KMABRASIL, a melhor e mais completa loja de produtos e equipamentos eletroeletrônicos do país.