Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

6 DICAS PARA PROLONGAR A VIDA ÚTIL DO SEU FERRO DE SOLDAR

Um ferro de solda é uma ferramenta inestimável quando se trata de tarefas de solda manual. Mas mesmo a melhor estação de solda eventualmente falhará se não for usada corretamente.

Aqui vão alguns conselhos úteis para suas pontas de ferro de solda que ajudarão a mantê-lo funcionando nos próximos anos.

 

 

Dica  1: Um ferro de soldar controlado por microprocessador

 

Hoje existem estações de soldar controladas por microprocessador que controlarão automaticamente a temperatura do ferro. Em uso regular, um ferro de solda de potência constante pode criar oscilações repentinas de temperatura durante as operações térmicas. As estações controladas por microprocessador eliminam os picos de temperatura que podem sobrecarregar o elemento de aquecimento.

 

 

Dica 2: Evite Calor Excessivo

 

Um dos principais componentes de um ferro de soldar é o elemento de aquecimento (ou bobina de aquecimento). Uma maneira de evitar falhas prematuras é deixar o ferro quente somente o necessário para fazer o trabalho.

Mantenha sua temperatura operacional em uma faixa que funcione para sua solda, mas não mais alta que isso

 

 

Dica # 3: Desligue o ferro de solda quando não estiver em uso

 

Desligar o ferro de soldar quando não estiver em uso economizará desgaste nos componentes do ferro e prolongará sua vida útil. Você pode fazer seu ferro durar mais lembrando-se de desligá-lo quando souber que não será usado por um período de tempo.

 

Existem estações de solda no mercado hoje que apresentam a funcionalidade de suspensão automática. Esses ferros podem ajudar a preservar um ferro de soldar, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro, desligando automaticamente quando não estiver em uso.

 

 

Dica  4: Mantenha-o limpo

 

Para uma operação de soldagem adequada, todos sabem que precisam manter a ponta limpa e devidamente protegida com solda quando armazenada. Mas não negligencie o fato de que o resto do ferro também precisa ser mantido limpo. O material que se acumula na parte quente do ferro, mas não na ponta, ainda pode afetar o desempenho do ferro de solda.

 

 

Dica 5: Seja cuidadoso ao trocar pontas ou cartuchos

 

Se receberem manutenção adequada, ponteiras e cartuchos podem proporcionar uma longa vida útil. Mas, eventualmente, eles precisarão ser colocados e, com alguns tipos de ferro, podem ser difíceis de remover. Certifique-se de entender como a ponta se prende ao ferro.

 

Muitas pontas são realmente parafusadas na base, o que significa que puxá-las com força pode danificar o ferro. Se uma ponta estiver presa no lugar, evite colocar alicates ou outras ferramentas diretamente no eixo. Estes podem danificar o eixo e o próprio elemento de aquecimento.

 

Dica # 6: Saiba quando substituir um ferro de solda

Não importa quanto cuidado você dê a um ferro de soldar, ele precisará ser substituído se for muito usado. A boa notícia é que um ferro pode durar muito tempo se for bem cuidado e armazenado.

 

Um ferro danificado ou gasto pode ser termicamente errático, criando um comportamento imprevisível. Um ferro superaquecido pode destruir componentes, portanto, inspecione seu ferro antes de usá-lo e substitua um que apresente danos.

 

 

Gostou das dicas? Caso esteja pensando em adquirir um além de ter informações de diversos outros equipamentos que envolvem o mundo dos eletrônicos? Visite agora o site da KMABRASIL, a melhor e mais completa loja de produtos e equipamentos eletroeletrônicos do país.

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0