Os semicondutores International Rectifier (IR) e Infineon são amplamente utilizados na eletrônica para produzir componentes como diodos, transistores, tiristores, circuitos integrados, bem como lasers semicondutores.
Pela física, a condutividade intrínseca de um cristal semicondutor está ligada ao seu número de portadores de carga intrínseca (elétrons e orifícios). A liberação de um elétron de condução, ou seja, sua passagem da banda de valência para a banda de condução deixa um buraco na banda de valência, que participa da condução elétrica como um elétron com carga elétrica positiva.
A formação de um par elétron-buraco é ainda mais fácil quando o intervalo, a diferença de energia entre a banda de condução e a banda de valência, é pequeno.
Semicondutores International Rectifier (IR) e Infineon intrínsecos
Os semicondutores intrínsecos têm essa propriedade característica: a agitação térmica é suficiente para fornecer a energia necessária para a passagem de um elétron da banda de valência para a banda de condução.
A condutividade intrínseca resultante aumenta com a temperatura, ao contrário do que acontece com um condutor metálico. A radiação eletromagnética também pode fazer com que um elétron passe através da banda de condução (fotocondução).
Semicondutores International Rectifier (IR) e Infineon extrínsecos
A semi-condução extrínseca é obtida através da introdução de impurezas, por n (para negativo) ou p (para positivo), o que aumenta muito a condutividade dos semicondutores intrínsecos.
As transportadoras livres introduzem uma banda de energia adicional na banda proibida do semicondutor (no nível do aceitador ou doador, dependendo do tipo de dopagem p ou n).
Condutividade
A condutividade caracteriza a resistência à passagem de corrente ou calor em um material . A característica oposta é a resistividade.
Por exemplo, em um material homogêneo, não afetado pela espessura, a condutividade térmica qualifica a velocidade do fluxo de calor, sob condições bem definidas, através de uma superfície unitária, por unidade de variação de temperatura em uma direção perpendicular na superfície.
A condutividade de um bom condutor, como prata ou cobre, pode ser mais de um milhão de vezes maior que a de um bom isolante, como vidro ou mica. Observamos um fenômeno de supercondutividade quando certas substâncias são resfriadas a uma temperatura próxima do zero absoluto: sua condutividade torna-se quase infinita.
Cobre
O cobre puro é um excelente condutor de eletricidade com uma condutividade igual a 95% da de prata.
O cobre também possui condutividade térmica significativa. O cobre é usado principalmente por sua condutividade elétrica, o mais importante de todos os metais industriais. Assim, é usado para fabricar dispositivos elétricos, como cabos, fios ou equipamentos elétricos.
Devido à sua alta condutividade térmica, o alumínio é usado em panelas e nos pistões de motores de combustão interna. Para um fio de um determinado tamanho, a condutância do alumínio é igual a 63% da do cobre, mas o primeiro tem uma massa de 50% menor que o segundo.
Um fio de alumínio será mais grosso que um fio de cobre da mesma condutância, mas sempre será o mais leve. Essa leveza é particularmente interessante para a difusão de energia elétrica a longa distância e alta tensão . Os condutores de alumínio agora são usados para difundir eletricidade abaixo de 70.000 volts ou mais.