Os motores elétricos WEG permitem uma troca de energia bidirecional entre uma instalação elétrica atravessada por uma corrente elétrica alternada e um dispositivo mecânico.
O motor assíncrono pode ser conectado a uma rede elétrica alternada monofásica ou multifásica. O sucesso dos motores trifásicos se deve ao seu desempenho até 50% maior do que os equivalentes monofásicos.
É provável que este motor assíncrono reversível se comporte, dependendo da fonte de energia, como um "motor" ou como um "gerador". Na operação do motor, a energia elétrica fornecida pela fonte é transformada em energia mecânica: essa é a situação mais comum. Na operação do gerador, a energia mecânica é transformada em energia elétrica redirecionada para a fonte.
Competido pela máquina síncrona para motores de alta potência, o advento da eletrônica de potência contribuiu para colocar esse motor de indução sob alta demanda.
As vantagens dos motores elétricos WEG
Estator
O estator, formado por uma carcaça ferromagnética, é a parte fixa do motor.
Ele contém três enrolamentos elétricos. A passagem de uma corrente através dos enrolamentos cria um campo magnético. Cada um dos 3 enrolamentos é alimentado por uma fase. Para o motor assíncrono, o estator induz ou cria o campo magnético: este é o indutor.
O motor assíncrono, portanto, às vezes leva o nome de motor de indução trifásico.
No centro do motor, entre as 3 bobinas está o rotor, o elemento rotativo que transmite potência mecânica. É submetido ao campo magnético criado pelo estator. Para o motor de indução assíncrono, o rotor sofre correntes induzidas: é a armadura.
Rotor
O rotor consiste em barras de alumínio, conectadas nas extremidades por dois anéis condutores. O conjunto forma um conjunto chamado gaiola de esquilo. Em operação, a gaiola é varrida pelo campo magnético induzido pelas bobinas
Bobinas
As três bobinas deslocadas em 120° inseridas no estator são fornecidas por uma tensão alternada trifásica. Eles produzem um campo magnético variável que gira em torno do estator de acordo com a frequência da tensão de alimentação. É chamado de campo rotativo ou estator.
O campo do estator induz a corrente no rotor: o motor trifásico também é chamado de motor de indução.
Assim, correntes circulam nos anéis formados pela gaiola, as forças de Laplace que resultam disso exercem um torque no rotor. Interação das bobinas dos motores elétricos WEG.
A interação das bobinas faz com que o rotor gire em uma frequência menor que a do campo rotativo: de acordo com a lei de Lenz, as correntes induzidas se opõem por seus efeitos à causa que lhes deu origem. O rotor gira então na mesma direção que o campo, mas com uma velocidade ligeiramente menor que a velocidade de sincronização deste último.
O termo assíncrono deriva do fato de que a velocidade de rotação do rotor dessas máquinas não é exatamente determinada pela frequência das correntes que cruzam seu estator, ao contrário dos motores síncronos.