As ferramentas e acessórios são importantes para que você conserte uma peça eletrônica e demais itens afins. Para realizar todo e qualquer tipo de trabalho, é essencial ter as ferramentas certas à mão. Não hesite em investir em ferramentas elétricas poderosas e versáteis: você não vai se arrepender!
Ferramentas multifuncionais
Além de versáteis, as ferramentas elétricas multifuncionais também são muito úteis e ultraleves. Seu princípio de uso é simples: basta colocar um acessório no eixo de acionamento.
Dependendo da gama de funções oferecidas pelo modelo, você pode lixar, fresar, raspar, perfurar, parafusar, serra, etc. As ferramentas multifuncionais têm duas grandes vantagens: são compactas e, portanto, economizam espaço, e permitem economizar dinheiro, pois você compra apenas um dispositivo para todo o seu trabalho.
A maioria deles é mais adequada para pequenos trabalhos e trabalhos de precisão. Mas esteja ciente de que eles têm seus limites. Em alguns casos, o resultado não será perfeito e, para determinadas tarefas, o dispositivo não será poderoso o suficiente.
Este é particularmente o caso dos trabalhos de perfuração, onde o tamanho compacto da ferramenta se torna uma desvantagem. Uma broca deve realmente pesar um certo peso, caso contrário, é difícil mantê-la no eixo de perfuração.
Escolhendo as ferramentas certas
Preste atenção à qualidade ao comprar. Uma ferramenta elétrica de boa qualidade será mais resistente e terá uma vida útil mais longa, mesmo que seja usada com freqüência, enquanto uma ferramenta mal acabada exibirá um desempenho muito menor . Para ser um vencedor a longo prazo, é melhor investir em qualidade do que em barato.
Você reconhecerá uma ferramenta elétrica de boa qualidade por sua potência, indicada em watts. Quanto mais alto, mais eficiente será o sistema de acionamento. Dispositivos de baixa energia geralmente atingem seus limites rapidamente. Observe atentamente a lista de acessórios fornecidos com o dispositivo: ele dará uma idéia de sua versatilidade.
É melhor comprar uma ferramenta com ou sem fio? A vantagem do wireless é óbvia: eles oferecem total liberdade, pois não é necessário conectá-los a uma tomada. Sem mencionar que você não é perturbado pelo cabo enquanto trabalha. Mas se você esqueceu de carregar sua ferramenta, não poderá iniciar seu trabalho ou terá que parar rapidamente.
Para evitar esses inconvenientes, existem dispositivos equipados com um indicador de nível de bateria que permite conhecer a autonomia restante antes de começar a trabalhar.
Para um trabalho mais longo e mais substancial, é melhor optar por uma ferramenta elétrica com fio . Antes de comprar, verifique o comprimento do cabo: se for muito curto, seu espaço de manobra será reduzido e você terá que usar uma extensão, o que é perigoso por causa do risco de tropeçar. O cabo deve medir aproximadamente 3 metros.
Escolha modelos fáceis de manusear
Este é um critério importante, especialmente para ferramentas com arestas vivas. Dê uma boa olhada nas alças: elas devem ser ergonômicas e antiderrapantes. Observe que existem ferramentas com alças especialmente projetadas para canhotos, garantindo uma aderência segura. O peso da ferramenta é outro critério que não deve ser esquecido. Com uma ferramenta leve, você trabalhará com maior precisão e poupará os pulsos.