Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

COMO FUNCIONA UM INVERSOR DE FREQUÊNCIA

Primeiramente, o que é um inversor de frequência?

 

É um dispositivo que tem como objetivo, alterar a frequência de uma rede de corrente alternada. No Brasil, essa frequência é entregue em 60hz. O inversor tem a capacidade de diminuir ou aumentar essa oscilação.

 

O inversor é usado em motores trifásicos, muito comum em ambientes industriais, para aumentar ou diminuir a velocidade e torque de trabalho. Mas antes de prosseguirmos, vamos entender como um motor trifásico funciona.

 

            Motores trifásicos

 

Os motores trifásicos trabalham a partir do princípio de indução magnética.

 

Sabemos que todo condutor de energia elétrica, quando acionados, produzem um campo eletromagnético a sua volta. Os motores trifásicos são constituídos de bobinas de cobre em seu interior, divididos em parte estática e girante.

 

Essa divisão é popularmente conhecida como Estator e Rotor.

 

Geralmente a alimentação externa energiza as bobinas da parte estática, e com a interação magnética entre os polos do rotor e estator, transforma energia elétrica em mecânica, e o rotor começa a girar.

 

Motores trifásicos, são constituídos de 3 bobinas no estator. Estas bobinas, estão com um intervalo de 120º entre si. Quando energizadas, elas produzem um campo girante que atinge uma velocidade que está diretamente ligada a frequência da rede de alimentação.

 

Em certas ocasiões, a velocidade e torque padrão dos motores trifásicos não são compatíveis com as necessidades dos processos de que fazem parte. E como eles não têm comandos de variação dessas unidades na própria estrutura, os inversores de frequência são utilizados.

 

            Inversor de frequência

 

Existem diversos modelos no mercado, e são classificados de acordo com a tensão de entrada que trabalham e os tipos de parametrização que disponibilizam.

 

Como eles alteram a frequência da energia elétrica, a relação com a tensão também é modificada, isso pode causar uma alteração de torque no motor.

 

A partir desse conceito, os inversores de dividem em duas categorias:

 

  • Inversores escalares
  • Inversores vetoriais

 

O primeiro deles é responsável por manter o torque do motor constante no aumento da velocidade, equilibrando a relação entre tensão/frequência.

 

Já os inversores vetoriais, trabalham de uma forma mais complexa, pois desempenham a função de equilíbrio entre a tensão e frequência em baixas rotações, o que aumenta a dificuldade de manter a linearidade do torque, por conta da curva de rendimento do motor.

 

            Construção dos Inversores

 

Os inversores no geral acompanham a mesma base de componentes, alterando a sequência de interação e acrescentando outros componentes de acordo com suas funções:

 

  • Retificador
  • Inversor de potencia
  • Controle
  • Proteção contra surtos
  • Proteção interna
  • Driver
  • Auto-boost
  • Programação
  • Interface
  • Controle

 

No site da KMA Brasil, você encontra diversos modelos de inversores de uma das marcas mais conceituadas no mercado global, WEG. Confira alguns modelos:

 

 

Acompanhe nosso blog para estar sempre atualizado, entre em nosso site. Clique aqui

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0