Os boroscópios são usados para reparos e manutenção principalmente de máquinas bastante complicadas e que possuem partes ocultas que não podem ser vistas a olho nu, a menos que a máquina seja desmontada. Ele é usado para visualizar cavidades e outras áreas de difícil acesso que são totalmente que precisam ser inspecionada
Tipos de câmeras de inspeção
Os boroscópios vêm em vários tipos e você pode encontrar algumas das principais diferenças no tipo de cabo, bem como nos recursos que o acompanham.
Dependendo do que você deseja usar/exatamente onde deseja usá-lo, existem dois tipos de câmera de inspeção:
- Boroscópios com sondas muito flexíveis.
- Boroscópios com sondas rígidas.
Como usar o boroscópio (passo a passo)
1. Crie condições ideais
Por exemplo, para usar corretamente um dispositivo que requer recarga, é essencial que o dispositivo seja recarregado antes de usá-lo para evitar ficar sem carga no meio do processo.
Da mesma forma, é essencial que você também prepare o local onde fará uso deste dispositivo como, por exemplo, em motores a gasolina ou a diesel, um acúmulo de sujeira ou poeira durante um período de tempo pode efetivamente impedir que você visualize claramente sua área de destino ou até mesmo chegue lá.
Tire a poeira ou lave partes que são possíveis.
2. Prepare seu boroscópio
Nem todas as câmeras de inspeção são ideais para visualizar determinados locais. Isso ocorre porque os boroscópios diferem em alguns recursos. Por exemplo, alguns boroscópios têm sondas mais longas do que outros, enquanto outros oferecem certos recursos, como um recurso à prova dágua.
Você precisa estar ciente de vários outros fatores antes de usá-lo, como uma dimensão estimada do local em que está inserindo o boroscópio, pois passagens estreitas precisam de sondas mais finas. Além disso, alguns outros locais podem exigir uma iluminação forte para ver claramente. Portanto, você precisa preparar seu boroscópio para atender a todas as condições que o local que deseja visualizar possa exigir.
3. Insira sua sonda
A maneira como você insere sua sonda ajuda muito a determinar a eficácia e a precisão de seus resultados. Antes de inserir, você precisa primeiro certificar-se de que está usando o boroscópio com sonda correta em termos de dimensão e tipo de sonda.
Se você estiver lidando com alguma máquina ou algum outro acessório que tenha várias curvas, você definitivamente precisará de uma sonda flexível
Para outros locais bastante simples, uma sonda um tanto rígida serviria.
4. Manobre a Sonda Corretamente
Para obter resultados precisos, é essencial que você seja capaz de trabalhar esta sonda corretamente. Isso ocorre porque a maneira como você lida com a capacidade de manobra de sua sonda determina o tipo de resultado que você obtém.
Para manobrar a sonda corretamente, você precisa estar um pouco familiarizado com a estrutura interna do espaço pelo qual deseja passar o boroscópio, pois ele pode ficar preso.
Além disso, você precisa observar a exibição do vídeo com bastante atenção, pois isso também ajudaria a ver exatamente o que você está fazendo com clareza e a determinar o que fazer a seguir.
5. Mantenha uma vigilância apertada na tela de visualização
Embora manobrar a sonda possa ser difícil, é essencial que você concentre sua visão na tela. Um momento de distração pode fazer com que você perca uma prova essencial do defeito da máquina. Da mesma forma, também é essencial que você progrida gradualmente, pois mover muito rápido pode causar danos à sonda se ela bater com força em algum componente.
A tela de visualização mostra basicamente tudo o que a câmera da sonda está vendo. Você deve sempre garantir que está gravando tudo o que está visualizando para não tornar seu trabalho um desperdício de esforço.
Quer ter acesso aos melhores boroscópios do mercado? Visite agora o site da KMABRASIL, a melhor e mais completa loja de produtos e equipamentos eletroeletrônicos do país.