A manutenção da pintura do carro costuma ser mais sinônimo de estética do que de cuidados com o carro. No entanto, uma verificação regular da pintura automotiva não apenas mantém o brilho do seu veículo, mas também garante uma melhor proteção para o seu carro. Portanto, você precisará saber como usar um medidor de camada de tinta para fazer essas verificações.
Como funciona?
O dispositivo determina a espessura da tinta medindo a distância entre a base do carro e seu sensor. A unidade de medida geralmente é em polegadas ou metros, usando a faixa de espessura em mícrons (ou seja, 1/1.000 de milímetro).
A maioria dos medidores de espessura de tinta não funciona em carros que não sejam feitos de metal ou alumínio. Porém existem aqueles que podem medir tinta em painéis de plástico ou carbono, porém eles podem custar muito mais caro do que os medidores convencionais.
Como ler e usar um medidor de camada de tinta?
Você pode usar essas etapas como um guia ao usar o dispositivo, embora recomendamos que leia o manual do usuário antes de passar para a essa etapa.
- Ligue o medidor de camada de tinta.
- Certifique-se de que o sensor não esteja apontando para nenhuma superfície.
- Selecione a unidade de medida que mais lhe convier.
- Calibre o dispositivo, se necessário. Novamente, você pode consultar o manual de instruções da sua unidade (algumas unidades são auto calibráveis, enquanto outras precisam de calibração).
- Coloque o lado do sensor do medidor perpendicular à superfície do local a ser medido. Não remova o dispositivo até que a leitura seja exibida na tela.
- Idealmente, você fará algumas leituras em diferentes áreas do carro ou superfície escolhida para validar os resultados.
Um “bom resultado” depende do carro que você está medindo. A espessura recomendada é de 100 a 150 mícrons ou 4 a 6 mills para carros europeus e americanos. Mas você também pode obter de 90 a 120 mícrons ou 3,5 a 4,7 mil para os modelos japoneses.
Por que você deve usar um medidor de espessura de tinta automotiva?
Obter uma leitura adequada da espessura da pintura do seu carro pode ajudá-lo em algumas coisas:
- 1. Polimento e composição
Se a leitura estiver abaixo da média, deve-se ter o cuidado de corrigir a pintura desse automóvel ou superfície com o polimento, pois poderá trazer danos irreversíveis.
- Avaliação de um trabalho de pintura
Caso você seja um profissional que trabalha com pintura, o medidor de camada de tinta é uma garantia de um bom serviço
E se você é alguém que prefere fazer tudo sozinho sem a ajuda de um profissional, incluindo um repintura em seu carro, um teste de camada da tinta determinará se você se saiu bem ou precisa refazer o trabalho.
- 3. Ao comprar um carro usado
Uma nova pintura em um carro velho pode esconder solavancos e falhas para futuros compradores como você. No entanto, o medidor de camada de tinta revelará se eles repintaram ou adicionaram preenchimentos.
Gostou das dicas? Caso esteja pensando em adquirir um além de ter informações de diversos outros equipamentos que envolvem o mundo dos eletrônicos? Visite agora o site da KMABRASIL, a melhor e mais completa loja de produtos e equipamentos eletroeletrônicos do país.