Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

COMO USAR UM MULTÍMETRO: DIGITAL E ANALÓGICO

Embora existam grandes diferenças entre os circuitos internos dos multímetros analógicos e digitais, a maneira como eles são usados é bem semelhante. No entanto, abaixo você terá instruções sobre como usar um multímetro digital e como usar um multímetro analógico de forma correta.

 

 

AO USAR O MEDIDOR DIGITAL, SIGA AS SEGUINTES DE ETAPAS:

 

  1. Ligue o medidor digital.

 

  1. Insira as sondas nas conexões corretas - isso é necessário porque pode haver várias conexões diferentes que podem ser usadas.

 

AO USAR O MEDIDOR ANALOGICO, SIGA AS SEGUINTES DE ETAPAS:

 

  1. Insira as sondas nas conexões corretas - isso é necessário porque pode haver várias conexões diferentes que podem ser usadas.

 

  1. Defina o para o tipo de medição e faixa corretos para a medição a ser feita. Ao selecionar a faixa, certifique-se de que o máximo para a faixa específica escolhida esteja acima do previsto. O alcance do multímetro pode ser reduzido posteriormente, se necessário. No entanto, ao selecionar uma faixa muito alta, evita-se a sobrecarga do medidor e possíveis danos ao movimento do próprio medidor.

 

PARA AMBOS:

 

 

  1. Otimize o alcance para a melhor leitura. Se possível, habilite todos os dígitos iniciais para não serem lidos como zero e, dessa forma, o maior número de dígitos significativos pode ser lido.

 

  1. Uma vez concluída a leitura, como precaução, colocar as pontas de teste nos soquetes de medição de tensão e ajustar a faixa para a tensão máxima. Desta forma, se o medidor for conectado acidentalmente sem pensar no alcance usado, há poucas chances de danos ao medidor.

 

 

 

 

DICAS GERAIS

 

Independentemente do tipo de medidor de teste utilizado, seja um multímetro analógico ou digital, existem vários pontos que valem a pena lembrar:

 

  • Cuidados ao manusear as pontas de teste: Embora as pontas tenham sido projetadas para sondar pontos em um circuito, ainda é fácil que escorreguem. Ocasionalmente, isso pode causar um curto-circuito, portanto, é necessário cuidado ao manusear, certificando-se de que as sondas não escorreguem.

 

  • Desligue o medidor quando não estiver em uso: Quando o medidor de teste não estiver em uso, é sempre aconselhável desligá-lo. Embora os medidores analógicos não tenham um botão liga/desliga, os digitais têm e consomem bateria quando estão ligados. Alguns terão uma capacidade de desligamento automático, mas nem todos. Dessa forma, é menos provável que a bateria descarregue e esteja pronta para uso

 

  • Obtenha a polaridade correta para medidores de teste analógicos: Se o sentido da tensão ou corrente estiver incorreto para um medidor de teste analógico, a agulha do medidor irá desviar para trás e, se houver uma leitura grande, isso pode danificar o movimento do medidor. É sempre bom garantir que a leitura esperada esteja no sentido correto para a maneira como o circuito está sendo testado.

 

  • Selecione a faixa mais alta para a primeira medição: É importante para qualquer medidor, especialmente medidores de teste analógicos, que a faixa mais alta seja selecionada primeiro. Desta forma, se uma grande tensão estiver presente, o medidor não será sobrecarregado.

 

 

Gostou das dicas? Caso esteja pensando em adquirir um além de ter informações de diversos outros equipamentos que envolvem o mundo dos eletrônicos? Visite agora o site da KMABRASIL, a melhor e mais completa loja de produtos e equipamentos eletroeletrônicos do país.

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0