Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

INVERSORES DE FREQUÊNCIA E SUAS DIFERENÇAS

Um inversor de frequência é um dispositivo eletrônico que permite a conversão de uma “corrente” elétrica variável. Neste caso, o inversor de frequência transforma uma corrente CA com uma determinada frequência (fixa) em uma tensão com amplitude e frequência variáveis. Em suma, isso resulta em uma conversão de tensão.

 

Os inversores de frequência podem alimentar uma grande variedade de equipamentos, tais como: motores trifásicos, bombas e condicionadores de ar. Em motores trifásicos, a velocidade e o torque do motor CA podem ser controlados variando a frequência. Este controle não restringe o desempenho de um motor trifásico, apenas melhora sua eficiência.

 

 

TIPOS DE INVERSORES:

 

 

A) INVERSOR DE FREQUÊNCIA VOLT-HERZ OU ESCALAR

 

Este é tecnicamente o tipo mais simples de inversor de frequência. Neste caso, a tensão e o controle de frequência seguem uma relação linear. O inversor escalar trabalha com o comando tensão (V) e frequência (F) constante e um inversor de frequência Volt-Herz e quando usado para controle do motor, existem certas peculiaridades.

 

A carga no motor afeta diretamente a velocidade utilizável resultante e, no local onde a faixa de variação de velocidade não for grande, ou se não houver carga de partida direta, o inversor de frequência Volt-Herz poderá ser usado para controle do motor, partida, manutenção da velocidade e parada. Muitos utilizam esse inversor em funções como o acionamento de bombas,  ventiladores ou até mesmo de outros inversores para estabelecer a mesma frequência e tensão de alimentação de vários motores.

 

A grande desvantagens do inversor escalar é a sua lentidão na resposta, além de não apresentar boa resposta quando há alteração na velocidade, ou seja, se você precisa de um inversor capaz de lidar com acelerações ou frenagens de grande intensidade, o inversor escalar não é a melhor opção, mas sim o vetorial.

 

 

 

B) INVERSOR DE FREQUÊNCIA CONTROLADO POR VETOR

 

Um inversor de frequência controlado por vetor não controla um motor CA usando uma relação tensão/frequência, mas variando a frequência e a tensão de entrada do motor.

 

Uma vantagem deste método é o controle de torque ideal, ou seja, a força que o motor consegue gerar. Os inversores de frequência controlados por vetores também oferecem outras vantagens, como  por exemplo, em motores trifásicos são capazes de fazer partidas diretas em alta velocidade e os ajustes de velocidade podem ser controlados de maneira mais eficiente.

 

Ou seja, diferente do controle escalar, o inversor vetorial tem, por si só, a capacidade de separar o controle do fluxo e ainda controlar a velocidade do motor. Ela fornece uma possibilidade de controle de velocidade e torque preciso, o que ajuda muito em sistemas mais complexos como motores com correntes nominais e resistências elétricas, além de que, em baixa velocidade, o torque tende a não oscilar.

 

Você encontrará dois tipos de inversor vetorial:

 

1. Inversor Vetorial que precisa de realimentação

 

São aqueles que permitem a realimentação da velocidade fisicamente, o que permite um controle mais e mais preciso da velocidade

 

2. Inversor que NÃO precisa de realimentação

 

Os famosos inversores sensorless não precisam de realimentação de velocidade, o próprio inversor realiza o cálculo da velocidade. Porém, ele tende a ser inferior aos que precisam de realimentação em relação a performance

 

 

 

Ambos os investidores possuem vantagens e desvantagens. Se você apenas precisa manter uma velocidade constante e que não será necessária a aceleração e frenagem brusca, a melhor opção é o inversor de escala. Agora se você precisa de um inversor que te permita ter um controle maior sobre a velocidade do motor com precisão, então a melhor escolha será o inversor vetorial.

 

 

Quer saber mais sobre os incríveis inversores de frequência e tudo o que envolve o mundo dos eletrônicos? Visite agora o site da KMABRASIL, a melhor e mais completa loja de produtos e equipamentos eletroeletrônicos do país.

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0