Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

O QUE É UM ANEMÔMETRO E O QUE ELE MEDE?

HISTÓRIA DE ORIGEM DOS ANEMÔMETROS

 

O termo anemômetro foi derivado das palavras gregas anemos, “vento”, e metron, “medida”. Os anemômetros mecânicos foram desenvolvidos pela primeira vez no século 15 para medir a velocidade do vento.

 

 

ANEMÔMETROS NOS DIAS DE HOJE

 

O anemômetro é um instrumento usado para medir a velocidade ou velocidade de gases em um fluxo contido, como fluxo de ar em um duto, ou em fluxos não confinados, como vento atmosférico. Para determinar a velocidade, um anemômetro detecta a mudança em alguma propriedade física do fluido ou o efeito do fluido em um dispositivo mecânico inserido no fluxo.

 

O anemômetro de fio quente é o tipo mais popular de anemômetro de temperatura constante. Consiste em um elemento de fio fino aquecido eletricamente suportado por agulhas em suas extremidades. Embora os anemômetros de fio quente sejam mais adequados para gases limpos em baixas velocidades, os medidores também podem ser considerados para algumas aplicações de fluxo de líquido (incluindo pasta).

 

 

Para que servem os anemômetros?

 

Um anemômetro pode medir a magnitude da velocidade total, a magnitude da velocidade em um plano horizontal ou o componente da velocidade em uma direção específica.

 

Tipos de anemômetros

 

Existe uma ampla gama de modelos de anemômetros para medir diretamente a velocidade do vento e do ar. Os quatro modelos de anemômetros mais populares são:

 

  • Anemômetros de Palhetas,
  • Anemômetros Térmicos,
  • Anemômetros Térmicos com Perfil de Velocidade/Temperatura e
  • Anemômetros de Copo.

 

Os anemômetros são geralmente classificados como anemômetros de temperatura constante ou de potência constante.

 

Anemômetros de temperatura constante X potência constante

 

Os anemômetros de temperatura constante são populares por causa de sua resposta de alta frequência, baixo nível de ruído eletrônico, imunidade à queima do sensor quando o fluxo de ar cai repentinamente, compatibilidade com sensores de filme quente e sua aplicabilidade a fluxos de líquido ou gás.

 

Os anemômetros de potência constante não possuem sistema de realimentação. A temperatura é simplesmente proporcional à vazão. Eles são menos populares porque sua leitura de vazão zero não é estável, a resposta de temperatura e velocidade é lenta e a compensação de temperatura é limitada.

 

Aplicações mais comuns de anemômetros

 

Um anemômetro geralmente mede fluxos de gás que estão em condições de fluxo turbulento. O anemômetro de palheta, anemômetro térmico e anemômetro de copo (normalmente usado em estações meteorológicas) são usados ​​principalmente para medir a velocidade média, enquanto os anemômetros de fio quente são geralmente usados ​​quando as características de turbulência estão sendo medidas, como medições transversais em uma seção transversal. O termo "anemômetro térmico" é frequentemente usado para significar qualquer anemômetro que usa uma relação entre a transferência de calor e a velocidade para determinar a velocidade.

 

 

Anemômetros para estações meteorológicas

 

O anemômetro de copo (usado em estações meteorológicas) mede a velocidade em um plano perpendicular ao eixo de seus copos de rotação. Se o anemômetro de copo for montado com o eixo perpendicular à horizontal, ele medirá apenas a componente do vento paralela ao solo. Outros anemômetros, como anemômetros de palhetas, são usados ​​com a ponta alinhada com o vetor de velocidade total.

 

Antes de usar um anemômetro, é importante determinar como ele deve ser posicionado e qual componente da velocidade total sua medição representa.

 

 

 

Quer saber mais sobre os anemómetros e tudo o que envolve o mundo dos eletrônicos? Visite agora o site da KMABRASIL, a melhor e mais completa loja de produtos e equipamentos eletroeletrônicos do país.

 

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0