Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

O QUE É UMA PASTA TÉRMICA E QUANDO USAR?

O que é uma pasta térmica e quando usar?

Se você executa um computador sem pasta térmica no processador, em breve poderá estar no mercado para comprar um novo processador. Composto térmico, também conhecido como pasta térmica e graxa térmica, é um material usado para preencher as lacunas microscópicas entre a CPU de um computador e seu dissipador de calor. O composto térmico aumenta significativamente a capacidade do dissipador de calor de resfriar a CPU, permitindo que a CPU funcione em uma velocidade mais alta e melhore o desempenho do sistema. Alguns processadores queimarão e quebrarão sem pasta térmica suficiente.

Definição e Função

O composto térmico é usado para maximizar a área de superfície de contato entre dois objetos, preenchendo as lacunas microscópicas com um material que se dá bem para a transferência de calor. O composto térmico contém metais condutores de calor, e por isso a pasta térmica é usada em dispositivos eletrônicos e mecânicos para melhorar o resfriamento. O composto térmico atua como um agente de resfriamento para evitar que um dispositivo alcance um nível de calor prejudicial, como por exemplo nos computadores que usam pasta térmica para ajudar a resfriar os componentes que produzem mais calor. O composto térmico é usado para conectar esses componentes a uma unidade de resfriamento que geralmente consiste em um dissipador de calor de metal e um ventilador acoplado.

Onde se usa?

O composto térmico é usado principalmente em computadores como um agente que liga o processador do computador a uma unidade de resfriamento do dissipador de calor. As unidades de resfriamento podem vir com a pasta térmica já aplicada, mas se não vierem, você pode aplicar a pasta térmica no processador durante o processo de instalação. As placas de vídeo de computador também podem usar pasta térmica para conectar a unidade de processamento gráfico a um dissipador de calor para melhorar o seu desempenho.

Como aplicar

A pasta térmica pode vir em uma seringa ou frasco. Você pode aplicar pasta térmica no processador de um computador instalando o processador na placa-mãe do computador e aplicando um pouco do composto na parte superior central do processador. A quantidade a ser utilizada deve ser aproximadamente do tamanho de uma moeda.

Em seguida, abaixe a parte de conexão do dissipador de calor contra o processador, pressionando o composto térmico. Você pode esfregar suavemente o dissipador de calor contra o processador em movimentos curtos para espalhar o composto térmico. Você pode levantar o dissipador de calor para verificar se a pasta térmica está bem espalhada pela superfície do processador, mas essa prática deve ser feita com a menor frequência possível, pois pode criar bolhas de ar e, depois de terminado o processo, você pode limpar o excesso de pasta térmica com um pano sem fiapos.

Quais as melhores opções de Pasta Térmica?

A pasta mais completa do mercado é sem dúvidas a Pasta Térmica de silicone IMPLASTEC IPT, pois ela foi desenvolvida especialmente para a montagem do processador, sem falar na incrível capacidade de resfriamento que é capaz de suportar até 250º graus.

Ela não é exclusiva apenas para PC’s, podendo ser utilizada em videogames como PS3 PS2 XBOX 360

https://www.kmabrasil.com.br/produto/quimicos-para-eletronica-e-soldagem/pasta-termica/710-pasta-termica-1kg-pprocessador-pc-ps3-ps2-xbox-360-implastec

Outra ótima opção com uma aplicação mais facilitada é a Pasta Térmica Thermal Silver, com sua formulação com silicone que permite uma grande condução de calor o que facilita na dissipação desse ar quente dos equipamentos. Essa pasta também suporta uma temperatura de 250º graus, excelente para os seus processadores.

https://www.kmabrasil.com.br/produto/quimicos-para-eletronica-e-soldagem/pasta-termica/700-pasta-termica-com-prata-5g-thermal-silver-processador-implastec

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0