Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

SEGURANÇA NO TRABALHO: DETECTOR DE GÁS MINIPA

Instrumento indispensável para locais onde há a produção ou possíveis focos de vazamento de gás, e que tenha pessoas trabalhando no perímetro ou que irão trabalhar.

 

Existem leis que asseguram a obrigatoriedade de ter um equipamento como esse em ambientes como o citado acima, que oferecem riscos à saúde. Inclusive, essas leis apontam diversos tipos de punições àqueles que descumprirem o que nelas estão previstas.

 

E sempre pensando no bem-estar do colaborador e não pelo simples fato de eliminar as chances de problemas judiciais, é importante o uso de aparelhos de marcas confiáveis que darão a máxima exatidão nas aferições.

 

Confira nesse post as qualidades e os diferenciais do detector de gás de uma das marcas mais renomadas de aparelhos e ferramentas industriais, Minipa.

 

                        MGC – 1000

 

O detector de gás Minipa MGC – 1000 é próprio para uso de detecção de gases combustíveis, não combustíveis e gases venenosos.

 

Seus indicadores são por meio de sinais sonoros e luminosos. Ele também acompanha entrada para fone de ouvido para casos em que o ambiente a ser aferido tiver muito ruído.

 

Tem sensor semicondutor de baixa potência com ligação ao aparelho por meio do chamado pescoço de ganso, que ajuda o sensor a alcançar locais de difícil acesso.

 

            Lista de gases detectáveis pelo MGC – 1000

 

Gás natural              CO

Propano                   Gasolina

Butano                      Combustível pulverizado

Metano                     Hidrogênio Sulfurado

Propanol                  Fumaça

Etanol                        Solvente industrial

Amônia                     Tinta fresca

Vapor                        Nafta

 

Para ajudar a identificar o local onde está ocorrendo o vazamento, o aparelho tem um sistema que aumenta ou diminui o ritmo do sinal sonoro, à medida que se aproxima ou se afasta do ponto.

 

Funcionamento do detector semicondutor

 

Para contextualizar, na Física os materiais são divididos em 3 categorias: condutores, semicondutores e isolantes. O que identifica a categoria que o material pertence é a sua capacidade de movimentar elétrons.

 

O semicondutor, usado no detector do Minipa MGC – 1000, reage ao entrar em contato com os gases catalogados acima, criando uma energia de ionização.

 

O aparelho cria um campo elétrico em volta desse material, e isso estimula a movimentação dos elétrons ionizados de um lado para o outro.

 

Esse movimento é mensurado e transformado em dados a partir dos impulsos elétricos que ele gera. E assim conseguimos visualizar a quantidade de gás presente no ambiente que estamos analisando.

 

Asfixia pode levar a morte

 

Asfixia é a falta de oxigênio no corpo. Muitas vezes, há gases presentes na atmosfera que são imperceptíveis pelos sentidos humanos. Por isso é indiscutível a necessidade de instrumentos como o MGC – 1000 em ambientes de risco.

 

Os sintomas associados a asfixia partem da palidez, as pupilas se dilatam, a pele e mucosas ficam com uma coloração azulada, seguindo de inconsciência e pôr fim, a morte.

 

Empresas que se prezem, utilizam de diversos procedimentos de segurança para evitar qualquer tipo de fatalidade. Usamos como exemplo a PET (Permissão de Entrada e Trabalho), que conta com um checklist usada para a averiguação das condições do ambiente, para atividades em espaço confinado.

 

Caso tenha mais dúvidas, nosso time está à disposição para saná-las.

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0