Fale conosco pelo whatsapp
VOCÊ ESTÁ EM:

USOS MAIS COMUNS DE TERMÔMETROS INFRAVERMELHOS

Um termômetro infravermelho é um dispositivo que mede a temperatura da superfície de um objeto ou sujeito e lê seus níveis de radiação térmica. O termômetro de testa infravermelho recentemente teve um aumento na popularidade devido ao recente surto de COVID-19, oferecendo uma maneira segura e eficaz de rastrear pessoas quanto a temperaturas elevadas. No entanto, devido à sua capacidade de medir a temperatura à distância, esses dispositivos têm um escopo de aplicação mais amplo do que apenas verificar se você está com febre.

 

Os termômetros infravermelho são mais comuns em um ambiente industrial, bem como em diversas emergências onde a medição de temperatura através do contato direto com o sujeito ou objeto é muitas vezes difícil ou insegura. Esses dispositivos aproveitam um fenômeno chamado radiação térmica para registrar a temperatura à distância.

 

Quase todos os objetos emitem radiação térmica. O termômetro infravermelho funciona canalizando essa radiação infravermelha de um corpo para um ponto chamado termopilha. A termopilha aquece e cria uma mudança na corrente elétrica que passa por ela. Obtemos a leitura da temperatura com base na corrente gerada pela termopilha.

 

A faixa na qual um termômetro infravermelho pode medir a temperatura, também chamada de relação distância-ponto, varia de acordo com sua estrutura. As relações distância-ponto mais comuns são 4:1, 8:1, 30:1 e até 50:1. Quanto maior a proporção, mais longe você pode ficar longe da fonte de calor.

 

Embora existam inúmeras aplicações de termômetros infravermelhos, confira as três áreas abaixo onde esses dispositivos de medição de temperatura sem contato são mais relevantes.

 

Usos dos Termômetros Infravermelhos

 

  1. 1.     Distância:

 

O principal uso de termômetros infravermelhos é medir a temperatura de um assunto à distância. O dispositivo é benéfico em situações em que é difícil alcançar o objeto para registrar a temperatura.

 

Por exemplo, o termômetro infravermelho pode ser útil ao medir a temperatura de unidades de ar condicionado que geralmente estão fora de alcance. Você também pode usar um termômetro infravermelho para monitorar o desempenho dos sistemas de refrigeração do motor ou detectar pontos de acesso em sistemas elétricos e painéis com acesso limitado.

 

 

  1. 2.     Perigo:

 

Medir a temperatura à distância tem suas vantagens. Nem todas as temperaturas podem ser medidas estando diretamente em contato com ela. Um exemplo é a construção em incêndios.

 

Os bombeiros costumam usar termômetro infravermelho para identificar pontos quentes em caso de incêndio. Esses dispositivos permitem que eles obtenham resultados precisos sem colocar suas vidas em risco.

 

Outra aplicação de termômetros sem contato é no monitoramento de equipamentos industriais, como caldeiras, fornos e tubos de processo de alta temperatura. Com esses dispositivos portáteis, os trabalhadores podem verificar convenientemente as superfícies desses sistemas quanto a temperaturas elevadas sem contato direto.

 

A medição de temperaturas em áreas tóxicas ou perigosas também é possível com esses dispositivos. No entanto, obter o termômetro infravermelho correto classificado para a instância certa é vital para leituras de temperatura precisas em qualquer uma dessas aplicações.

 

  1. 3.     Movimento:

 

Os termômetros infravermelho também são o hardware de escolha para medir a temperatura de objetos que estão em constante movimento. Como esses dispositivos são altamente responsivos, há pouco ou nenhum atraso no registro de diferenças de temperatura. Como tal, os termômetros infravermelho são ideais para medir temperaturas de objetos em movimento, pois a velocidade do objeto não distorce os resultados.

 

Os exemplos podem incluir a medição da temperatura de máquinas em movimento, rolos e outros objetos em movimento onde o controle de temperatura é necessário.

 

 

Conclusão

 

Embora o termômetro infravermelho ofereça uma maneira conveniente de medir a temperatura da superfície de qualquer objeto, é crucial selecionar o tipo certo de dispositivo para sua aplicação para garantir a precisão nas leituras de temperatura. Existem termômetros infravermelhos feitos especialmente para medições de longo alcance. Da mesma forma, existem termômetros infravermelho explicitamente construídos para leitura de altas temperaturas a uma distância limitada, mas com melhor precisão.

 

Gostou das dicas? Caso esteja pensando em adquirir um além de ter informações de diversos outros equipamentos que envolvem o mundo dos eletrônicos? Visite agora o site da KMABRASIL, a melhor e mais completa loja de produtos e equipamentos eletroeletrônicos do país.

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0